quinta-feira, 2 de junho de 2011

Hohldfeldt e Marinho são as atrações hoje

A palestra do professor Antonio Hohldfeldt, ex-vice-governador do Estado e presidente da Intercom, a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Comunicação, é o ponto alto da programação de hoje da III edição do Fórum da Cidadania, Comunicação e Cultura promovido pela Unipampa.

Hohlfeldt, um dos mais respeitados estudiosos em Comunicação do Brasil, falará sobre “Cidadania, comunicação e cultura”, a partir das 20h30, no CRS. Antes disso, às 19h, o artista plástico Eduardo Marinho fará uma análise sobre arte, política, cultura e sociedade. O presidente da Intercom reúne, ainda, na sexta-feira pela manhã, a partir das 7h, na Câmara de Vereadores, professores, estudantes, profissionais e estudiosos da Comunicação para discutir os caminhos da área no Brasil. O ciclo de palestras do Fórum encerra nesta sexta, a partir das 19h,  no PTG João Manoel, com a abordagem do professor e sociólogo Pedrinho Guareschi, da PUC de Porto Alegre, que falará sobre “o papel da comunicação no desenvolvimento da comunidade”.

PRAÇA DO PASSO
O principal atrativo do Fórum neste ano é a atividade pública na Praça do Passo. A Unipampa e mais 22 parceiros, que estão ajudando na organização, contribuirão com atividades culturais, educativas, de saúde, assistência social, entre outras, num momento de grande integração e interação da Universidade com a comunidade. As atividades iniciam às 9h e toda a população está convidada.


SAIBA QUEM SÃO OS PALESTRANTES

Eduardo Marinho
Eduardo Marinho (quinta-feira, 2 de junho, a partir das 19h, no Clube Recreativo Samborjense) – O artista plástico carioca falará sobre a construção de poesia e arte enquanto instrumentos políticos e de denúncia social.  Eduardo Marinho é um produtor independente, que, acima de tudo, pensa a arte como elemento de mobilização para a mudança na sociedade. A arte, para ele, passa pelo filtro da personalidade de quem a materializa e adquire um bocado do seu corpo abstrato, ou seja, seus sentimentos, suas idéias, seus desejos, seus objetivos, sua visão de mundo, suas opiniões e tantas coisas essenciais que fazem parte do ser. “Eu escolhi a arte para a função de sensibilizar, esclarecer, conscientizar, causar reflexões, questionar valores”.


Antonio Hohldfeldt
Antônio Hohlfeldt (quinta-feira, dia 2 de junho, das 20h30 às 22h – Clube Recreativo Samborjense) – O comunicador e crítico literário Antônio Hohlfeldt, hoje um dos mais respeitados pesquisador em Comunicação do Brasil, falará sobre a relação “Cidadania, Comunicação e Cultura”. Hohlfeldt foi vice-governador do Estado e também é um dos maiores conhecedores da política riograndense. Atualmente dedica-se ao ensino na PUC de Porto Alegre e à pesquisa, que já resultou na publicação de 15 livros, versando sobre comunicação e literatura. Além de sua palestra, na quinta-feira à noite, Hohlfeldt, na manhã de sexta, a partir das 7h, reúne profissionais e educadores vinculados à Comunicação para discutir questões de interesse da área. O encontro, denominado Café Intercom será na Câmara Municipal de Vereadores.

Pedrinho Guareschi
Pedrinho Guareschi (sexta-feira, dia 3 de junho – PTG João Manoel) – O filósofo e sociólogo Pedrinho Guareschi falará sobre “O papel da comunicação no desenvolvimento da comunidade”. Guareschi é um dos mais respeitados críticos sociais do Sul do Brasil. Tem 32 livros publicados. Além da Filosofia, Sociologia, Teologia e Letras, ele tem forte atuação em psicologia social, atuando principalmente em temáticas relacionadas à mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação. Guareschi tem pós-doutorado em Ciências Sociais pelas universidades de Wisconsin e de Cambridge. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário