segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fórum supera as expectativas


O III Fórum de Cidadania, Comunicação e Cultura, realizado pela Unipampa – Campus São Borja, superou as expectativas dos organizadores tanto em termos de participação quanto de qualidade das palestras e atividades propostas. Segundo o coordenador geral, professor César Beras, mais importante que tudo é o fato de a Unipampa ter afirmado sua função pública de construção do conhecimento para além das fronteiras da universidade.

Nos quatro dias de realização do Fórum, o evento contou com público médio de 600 pessoas. Sobretudo, as palestras foram muito prestigiadas. Neste ano, as temáticas versaram sobre comunicação e cidadania, análise conjuntural da sociedade brasileira, história e papel da imprensa e democratização dos meios de comunicação. Quatro palestrantes de renome nacional estiveram em São Borja: o ex-vice governador do Estado, Antonio Hohlfeldt, o sociólogo Pedrinho Guareschi, o artista plástico Eduardo Marinho e o diretor da regional sul do Ibope, Domício Torres.
Professor Beras com palestrantes do III Fórum
Além das palestras, o Fórum ofereceu 28 oficinas e minicursos, seis discussões de grupos de pesquisa, diversas atividades estudantis e serviços de atendimento à comunidade. Parte dos serviços foi comprometida por causa da chuva, na sexta-feira de manhã, quando a Unipampa havia programado uma grande interação na Praça do Passo, com o apoio dos parceiros do evento. A estrutura chegou a ser montada e algumas atividades foram iniciadas, mas tiveram que ser suspensas por causa da chuva. Todavia, a programação intitulada “Universidade na Rua” deverá contar com uma nova edição, no início do segundo semestre, assegura o professor Beras.

Professor Beras destacou a importância das parcerias
O coordenador elogiou o empenho dos envolvidos, a adesão dos parceiros e a capacidade de mobilização de todos que empreenderam esforços para o êxito do Fórum. “A comunidade respondeu ao nosso apelo e deu um apoio sem igual”, destaca. Além disso, “a comunidade acreditou na proposta e já está vendo o Fórum como um evento indispensável na programação anual do município”.

Os organizadores se reúnem nesta semana para fazer a avaliação geral do evento. Na ocasião, já deverão ser encaminhadas diretrizes para a edição do ano que vem. A idéia é começar logo a formação de uma comissão encarregada de buscar formas de apoio para fazer um Fórum ainda maior em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário