quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diretor do Ibope é atração do Fórum hoje

A comunidade samborjense terá uma grande oportunidade hoje para conhecer melhor como funcionam as pesquisas eleitorais e qual sua importância para a mídia, a política e a sociedade. A palestra do gerente da regional Sul do Ibope, Domício Torres, é a principal atração desta quarta-feira do III Fórum de Cidadania, Comunicação e Cultura, promovido pelo campus local da Unipampa. O evento teve sua abertura ontem à noite e prossegue hoje, com diversas oficinas pela manhã e discussão dos grupos de pesquisa da Universidade à tarde. Até sexta-feira à noite, está prevista uma série de atividades, voltadas para a comunidade acadêmica e população em geral, todas desenvolvidas de forma gratuita. As inscrições podem ser feitas diretamente nos locais do evento.
As oficinas de hoje e de sexta-feira à tarde ocorrem, simultaneamente, em quatro locais diferentes: Clube Recreativo Samborjense, Colégio Aparício Silva Rillo, Colégio Professor Roberto e na Unipampa. Os grupos de pesquisa se reúnem à tarde no CRS e no Colégio Professor Roberto (veja a programação completa em http://www.unipampa.net/).
A quinta-feira será toda ela, durante o dia, reservada a atividades dos alunos, que já programaram assembléia com encaminhamento de reivindicações. Na ocasião, contarão com o apoio do Diretório Central de Estudantes de Santa Maria, que contribuirá nas discussões de interesse estudantil. Esta atividade será no Clube Recreativo Samborjense. À noite, no mesmo local, ocorrem as palestras do artista plástico carioca Eduardo Marinho, que fará uma análise sobre arte, política, cultura e sociedade, e, na sequência, a partir das 20h15, o professor Antonio Hohlfeldt, um dos mais respeitados estudiosos da comunicação no Brasil, palestrará sobre “Cidadania, comunicação e cultura”. O ciclo de palestras encerra na noite de sexta, no PTG João Manoel, com a abordagem do professor e sociólogo Pedrinho Guareschi, da PUC de Porto Alegre, que falará sobre “o papel da comunicação no desenvolvimento da comunidade”.

PRAÇA DO PASSO
Um dos pontos altos deste ano, segundo o coordenador geral do evento, professor César Beras, é a atividade pública na Praça do Passo. A Unipampa e mais 20 parceiros, que estão ajudando na organização, contribuirão com atividades culturais, educativas, de saúde, assistência social, entre outras. Segunda Beras, será uma verdadeira “Quermesse Cidadã”, um momento de grande integração e interação da Universidade com a comunidade.
Na segunda-feira, professores, estudantes e funcionários da Unipampa percorreram o Bairro do Passo, fazendo o convite diretamente nas casas dos moradores. As atividades, todavia, estão abertas aos moradores de toda cidade e região. Quanto mais gente participar, maior o propósito do evento, de servir à sociedade como um todo.

CAFÉ INTERCOM
No início da manhã de sexta-feira, antes de se deslocarem para o Passo, os participantes do Fórum se reunirão, às 7h, na Câmara de Vereadores, onde ocorre o Café Intercom, um debate de interesse de estudantes, pesquisadores e profissionais da comunicação. O Café Intercom será dirigido pelo professor Antonio Hohlfeldt, ex-vice-governador do Estado e, atualmente, presidente da sociedade de maior representatividade da pesquisa em Comunicação no Brasil.
À tarde, prosseguem as oficinas e minicursos. Ao todo, são 25 temáticas, com abordagens versando sobre bullyng e educação, trabalho infantil, criatividade e empreendedorismo, políticas de geração de renda, questões históricas, artísticas e culturais e aspectos relacionados à comunicação.


Oficinas
O quadro a seguir apresenta um detalhamento das oficinas, workshops e minicursos, em cada um dos dias, de forma a facilitar as inscrições dos interessados.

Dia 01/06 (manhã)  – A partir das 8h
clique na imagem para ampliar

 

Dia 03/06 (tarde)  – A partir das 13h30
clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário