quinta-feira, 2 de junho de 2011

Domício revela a complexidade das pesquisas

        O segundo dia do III Fórum de Cidadania, Comunicação e Cultura contou com a palestra do gerente da Região Sul do Ibope, Domício Torres, intitulada “A importância das pesquisas de audiência e opinião pública para comunicação”.

       Antes de Domício iniciar sua apresentação, a acadêmica do 2º semestre de Relações Públicas da Unipampa, Carmem Vargas, realizou a leitura de um texto em alusão ao Fórum, escrito pelo acadêmico do 5º semestre de Jornalismo, Douglas Castro.

      Em seguida, o professor Valmor Rhoden, do curso de Relações Públicas, apresentou o palestrante, relatando algumas experiências vividas durante seus 34 anos de Ibope.

Domício destacou a importância da pesquisa para os negócios
          Foram apresentadas ferramentas e tecnologias de informação envolvidas nos processos de pesquisa e análise do Ibope. O palestrante expôs a importância da pesquisa como um meio seguro de investimento para o empreendedor, pois através dela se torna mais fácil identificar o perfil do público alvo e que tipo de produtos e serviços este necessita. Além do mais, Domício salienta que as pesquisas passam por um filtro rigoroso e que há total preservação da imagem da pessoa que participa e/ou colabora para alguma pesquisa.
       
      No espaço aberto à participação do público, foram levantadas diversas questões a respeito do trabalho do Ibope. “A pior pesquisa é a eleitoral”, afirma Domício, justificando que este tipo de pesquisa é mais complexo e não tem o poder de antecipar resultados, pois é feita com a proposta de intenção de voto, como se a eleição fosse no ato do estudo.

        O painelista agradeceu ao público que respondeu com uma salva de palmas e logo após o término das perguntas foi agraciado com uma lembrança pela comissão de cerimonial do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário